Reciclagem

Precisamos limpar nosso planeta urgente e uma das melhores formas de se fazer isso é começando por reciclar tudo o que for possível.

A quantidade de dejetos que são lançado no meio ambiente diariamente é uma coisa astronômica e isso tem que ser freado o mais rápido que pudermos.

Praticamente tudo que se produz é passível de reciclagem, então devemos fazer isso. Como exemplo produtos como vidro, plástico e papel, além de peças utilizadas como componentes eletrônicos.

Reciclagem de componentes eletrônicos

O bom disso é que esses materiais citados voltariam a ser o que eram antes e continuariam cumprindo perfeitamente as funções a que foram destinado lá no início.

A reciclagem de determinado material traz de volta o estado da matéria prima da qual ele se originou, portanto além da possibilidade de produzi-los de novo também pode-se produzir outros produtos.

Fazendo isso a qualidade de vida da população que habita nosso planeta estaria preservada, além da economia que isso pode gerar a curtíssimo prazo.

Um dos grandes benefícios apontados é a inclusão social com a geração de renda para os participantes cooperados que investem na reciclagem como meio de vida.

Uma coisa importante é que o manuseio de diferentes tipos de materiais destinados a reciclagem necessitam de treinamento, já que na grande maioria são materiais que de certa forma podem trazer perigo em caso de manuseio inadequado.

Como foi dita acima praticamente todos os materiais podem ser reciclado e entre eles há que destacar o papel. São diferente tipos de papel que podem perfeitamente substituírem os novos fabricados a partir da celulose.

O papelão ondulado é talvez o exemplo mais prático disso tudo. Hoje a grande maioria das embalagens de papelão ondulado produzidas a partir de chapas de papelão fabricadas com papel reciclado que compões o miolo e a capa tanto interna quanto externa.

Exitem atualmente uma imensa quantidade de fábricas de caixas de papelão espalhadas por todo canto do Brasil atendendo todo tipo de necessidade que se originam nos setores de serviços, comércio e indo até a indústria. Podemos citar grandes indústrias como Klabin e International Paper e também as menores com a Vincoflex.

No comércio as novas caixas produzidas com papelão reciclado são utilizadas para acomodar diversos tipos de mercadorias, durante a faze em que ficam estocada e também no transporte.

Uma grande quantidade de produtos embalados em caixas de papelão são despachados diariamente nos correios e transportadoras, percorrendo grandes distâncias até que chegue ao usuário final.

Hoje em dia a tecnologia aplicada na reciclagem dos diferente tipos de materiais evoluiu bastante e por isso não há que duvidar da qualidade, até mesmo porquê esses novos produtos são submetidos a testes de qualidade rigorosos que permitem atestar as condições de usabilidade.